> > Primeira reunião de trabalho com a Diretoria da AMM

Primeira reunião de trabalho com a Diretoria da AMM

Foi realizada, nesta terça-feira (11), a primeira reunião de trabalho da nova Diretoria da Associação Mineira de Municípios – AMM, gestão 2013/2015. O encontro teve início com o novo Presidente e Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, dando boas vindas à nova diretoria e em seguida abordando algumas  ações que serão realizadas na sua gestão. Um dos pontos abordados pelo novo Presidente foi o desejo de criar o Instituto de Pesquisa e Ensino Superior da AMM. Este será uma  autoridade acadêmica com  identidade própria tendo aprovação do MEC.

A iniciativa tem por objetivo dotar o municipalismo mineiro de um Centro de Estudos Acadêmicos para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela AMM. Com o Instituto de Pesquisa a Associação também tem o objetivo de qualificar agentes públicos com a manutenção de cursos superiores, especialização e cursos técnicos, e também na elaboração de teses de sustentação das bandeiras do movimento.

Na oportunidade, foi apresentado o novo organograma da AMM, composta pela  Superintendência Geral, hoje ocupada por Ângelo Roncalli, a Gerência Geral de Planejamento, que vai ficar a cargo de Cristina Márcia, a Gerência Geral Técnico e institucional, ocupada por Rogério Moreira e  a Gerência Geral do instituto AMM de Pesquisa e Extensão, coordenada por Gustavo Persichini.

Ângelo Roncalli fez a apresentação institucional da associação, mostrando a estrutura técnica e organizacional e a bandeira municipalista estadual e federal, com as principais pautas que a AMM vem atuando, entre elas estão a ação judicial a favor dos municípios referente a desoneração do FPM, lei de transparência, transferência dos ativos da iluminação pública e resíduos sólidos.

 Rogério Moreira falou do valor agregado da marca AMM, que vem resultando em várias parcerias com empresas privadas renomadas no mercado e os critérios rígidos que a instituição vem adotando,  para que as empresas possam ser parceiras da Associação. Moreira ainda demonstrou os resultados do 30º Congresso Mineiro de Municípios, com recorde em público e audiência na mídia, dando uma grande visibilidade à Associação.

O Presidente da AMM ressaltou a projeção na mídia que a Associação Mineira tem conseguido, e que  providências estão sendo adotadas para se ter uma capilaridade maior na informação, atingindo todo o estado, por meio do conteúdo produzido pela AMMTV.

Vários prefeitos e diretores se manifestaram, falando das suas expectativas com a instituição e sua luta municipalista. O Presidente  da AMM foi condizente com os prefeitos, e fez questão de destacar que “os municípios estão virando executores de política pública desde a constituição de 88. Quando o governo lançava os primeiros  programas e todo mundo se animava. Porém se passaram 20 anos e o dinheiro é o mesmo com o dobro da população. O Problema estrutural da nossa federação, é  fruto da articulação política ineficiente. Os movimentos existem, mas são esporádicas, temos que enfrentar estas dificuldades sendo eficientes, capacitando pessoal, mostrando possibilidades de verba de convenio, entre outras” ponderou Andrada.

O novo Presidente da AMM também propôs aos prefeitos a elaboração de três pautas: A primeira composta pela bandeira estrutural que seria a articulação política. A segunda seria a bandeira do momento, a necessidade de atuar, aproveitando as oportunidades. E a terceira se baseia na bandeira do protesto, que seriam ações efetivas de atuação junto aos órgãos de governo. Estas pautas serão encaminhadas para os prefeitos para definição de prioridades.

E para potencializar o trabalho da AMM, o Presidente finalizou a reunião falando da importância das Microrregionais e a criação de um cronograma de ação para realização de uma agenda em conjunto com a Associação Mineira.

 
 
 
AddThis Social Bookmark Button

Associação Mineira de Municípios - Av. Raja Gabaglia, 385, Cidade Jardim - Belo Horizonte -

CEP: 30380-103 - Tel.: (31) 2125-2400 Fax: (31) 2125-2403